Área do Aluno

Cadê a humildade? - Edificado, não inflado

23/07/2013

O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. 1 Coríntios 8-1

Se você tem conhecimento mas não tem amor, vai acabar com um cabeção vazio de significados verdadeiros. Você infla. É como aqueles bonecos de posto de combustível ou de oficinas de carros, que ficam balançando os braços por causa do vento que sopra dentro deles. Eles são grandes de verdade? Não. Só estão cheios de ar. E como não conseguem ficar daquele tamanho por conta própria, logo os bonecos voltarão a caber numa caixinha para serem guardados.

"O conhecimento traz orgulho", e o orgulho só infla ou incha nossa cabeça. Você pode encher sua mente com fatos ou histórias, mas se não tiver amor, não saberá como usar aquelas informações de forma apropriada. Só vão ocupar espaço. Também é possível que você esteja enchendo sua cabeça de isopor. Vai ser como o Espantalho de O Mágico de Oz. Ele é tão sem noção que sai pela rua procurando um cérebro.

"O amor edifica." As coisas mais importantes da vida são amar a Deus e amar a seu próximo como a si mesmo. Se você se ama, vai se cuidar e tentar se edificar - como um construtor que levanta um edifício. Se você ama as outras pessoas, vai dizer coisas boas para encorajá-las. Em vez de ficar mostrando quanto você é inteligente ou ficar citando informações inúteis para humilhar as outras pessoas, edifique-as. (Ah, e nada de zoar com o Espantalho de Oz. No final das contas, ele tinha um cerébro o tempo todo.)

Se tiver amor, você se edificará e ajudará na edificação das outras pessoas. Evite ser um boneco de posto de combustível. Viva uma vida edificada, não uma vida inflada.

 

Tiago Simas - Redação CEApostólico

< mais notícias